Coro CantIFS



O Projeto CantIFS foi idealizado pelos coordenadores da Propex Otacílio Cerqueira, Profº Alvino Argôllo, juntamente com o Reitor Ailton, Pró-reitora Ruth Sales e Profº Jânia Reis com o fim que retomar as atividades do Coro do Instituto Federal de Sergipe. Em seguida juntaram-se a este projeto e para esse fim, os professores, preparadores vocais e regentes: Gisane Monteiro e Zéq Oliver. Em reuniões, o Projeto CantIFS ganhou nome e forma como um Coro jovem englobando alunos, professores e servidores como forma de envolve-los em atividade de interação. Em seu primeiro edital, o projeto realizou 103 entrevistas ao total de mais de 120 inscritos com resultados surpreendentes de qualidade vocal e afinação. Os testes aplicados foram os de: percepção rítmica, melódica, afinação e classificação vocal conforme extensão e timbre vocal. O Coro CantIFS tem desenvolvido suas atividades de forma satisfatória devido o projeto estar em fase inicial com possibilidades de maior amadurecimento musical e vocal enquanto coro, sendo compreensível no início do projeto. 

A motivação dos coristas que assumiram o compromisso de estarem presentes a cada ensaio, de aprenderem música e a cantarem o repertório proposto com uma nova forma de ver música, com performance cênica, com preparação vocal e musical, tem surpreendido. E desde outubro de 2013 este grupo vem se apresentando em eventos do IFS - Campus Aracaju e demais Campus, assim como se destacado em Encontros de Corais municipais e nacionais em Sergipe. Em 2014 o CantIFS ganhou mais um novo professor regente, o pianista Daniel Freire, que tem somado para o crescimento do projeto.



Horários de Ensaios


O coros do Projeto CantIFS tem horários alternativos em duas turmas:
          Segundas e quartas - 19h00 às 20h30 - Regente: Zéq Oliver
          Terças - 18h00 às 20h30 - Regente: Gisane Monteiro

Inscrições abertas até 09/03/2015 no site: http://publicacoes.ifs.edu.br/




Regentes


Gisane Monteiro

Graduada em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil/RJ (STBSB -1998), em Canto pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2006), Licenciatura Plena em Artes por Complementação Pedagógica pela Universidade Capixaba de Nova Venécia (UNIVEN-2012), Especialista em Docência Para Ensino Superior pela Universidade Federal de Sergipe (UFS - 2008) e Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem experiência na área da Música, com ênfase em canto, piano, coros, ensino musical e preparação vocal. Foi aluna de Noêmia Marcelino (RJ), Acenísia Azevêdo (BA) e Cyrene Paparotti (BA). Participou de Master Class com André Araújo (FR), Antônio Salgado (Portugal), J. Arden Hopkin (USA) e Ângela Barra (UFG) nos Seminários Internacionais de Música da UFBA. Com a Orquestra Sinfônica da UFBA, atuou na Ópera "Le Nozze di Figaro" de W.A.Mozart, interpretando Sussana e "Suor Angelica" de G.Puccini como Suor Angelica, dirigidas pelo Maestro Pino Onnis. Como solista em "Glória", RV 589 de A.Vivaldi, "Chichester Psalms" de L.Bernstein com o Maestro José Maurício Brandão, "Messe Solennis" de C.Gounod com o Maestro Horst Schwebel, "Sons do Natal" com a Orquestra de Montes Claros, e "Missa em Fá Maior" de F. Libânio de Colás com Orquestra de Câmara regida pelo Maestro Antônio Sérgio Cabral, além de ser regida em atividades coral pelos maestros: Lígia Amandio, Uesley Banus, Eduardo Lakschevitz e Ruy Wanderley. Como docente dentre outras instituições e cursos, lecionou na Oficina de canto da UFBA, FAESA-BA, STBNe (Salvador e Feira de Santana-BA), Colégio Vila-Lobos (UNIJORGE), Conservatório de Música de Sergipe (CMS), Preparadora vocal do Coral da Petrobrás em Aracaju/SE e professora substituta de canto do Núcleo de Música da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é professora do Curso Técnico em Canto do Conservatório de Música de Sergipe e Professora Regente do Coro do Instituto Federal de Sergipe (IFS).


Zéq Oliver


Graduado em Canto pela UFBA, atuando como Ex-Preparador Vocal da Orquestra Sinfônica de Sergipe, Ex-Professor do Curso de Formação de Atores do SESC, Ex-Professor de Canto da UFS, Professor de Canto do CAM (Centro de Aprendizagem Musical - Aracaju - SE), Regente do Coro do SINTESE e do Coro do "Instituto Salto Quântico". 13 anos de Carreira Artística, 3 CD's Gospel Gravados, "Sol da Justiça" - 1999, "Não Desista" -2002, "Ezequiel Oliveira 5 Anos" - 2004 e 1 CD Popular, "Nego" - 2009 e O Álbum CD/DVD "MPBlack" - 2012. Tem como definição de Estilo Artístico Musical o "MPBlack", que busca fazer fusão da Música Negra (Black Music) com a Música Popular Brasileira (MPB). Atualmente, Regente do Projeto CantIFS – Coro do Instiuto Federal de Sergipe.




Pianista

Daniel Freire
Pianista da Orquestra Sinfônica de Sergipe, Daniel freire é graduado em piano pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também cursou composição e regência. Apresentou-se como recitalista em diversas cidades brasileiras e nos Estados Unidos, onde ministrou aulas de piano e música brasileira no Summer Camp da Universidade de Rhode Island (2001). Lá, também realizou concerto na noite de Jazz no recital Hall da mesma universidade. Apresentou-se também nas cidades de New York, New Jersey e Connecticut.
Como solista Junto a Orquestra Sinfônica de Sergipe, executou o Concerto de Grieg (2004); Rapsódia Sobre Meu Papagaio, de sua autoria (2004-2005 e 2006); Fantasia Coral de Beethoven (2007); Concerto n° 23 de Mozart (2008). Como regente atuou a frente da Orquestra Filarmônica de Sergipe, que em 2002 foi contemplada pelo programa de apoio a orquestras do Ministério da Cultura.
Em 2005 foi convidado a formar e reger o Coro da ORSSE. Em 2007 foi admitido para cursar Mestrado em Regência pela Campbesville University. Com a Orquestra Sinfônica de Sergipe tocou Rapsódia sobre um Tema do Meu Papagaio, de sua autoria, Fantasia Coral de Beethoven e a Bachianas Brasileiras nº 3 de Villa-Lobos.
Atualmente é músico efetivo do Instituto Federal de Sergipe.


Turmas

Turmas 2014.2

Auditório do PRONATEC-IFS, dez/2014. Regentes: Gisane Monteiro e Zéq Oliver. Pianista: Daniel Freire.


Turma 2014.1 - Profª Gisane Monteiro


Turma 2014.1 - Profº Zéq Oliver


Turma de 2013

São Cristóvão/dezembro de 2013. Regentes: Gisane Monteiro e Zéq Oliver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário